Renato

Renato Violani nasceu no dia 1º de março de 1922, na cidade de São Paulo. O jogador se consagrou no ataque da Portuguesa compondo a equipe campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1952 e 1955. Renato iniciou sua carreira de atacante em 1940, no Estrela da Saúde, clube fundado por seu pai e seus tios. Jogou pelo Juventus e pelo Palmeiras. Em 1945 foi contratado pela Portuguesa, clube que defendeu até 1955, atuando de ponta e meia-direita. Foi na Lusa que obteve suas maiores conquistas, como um dos craques daquela que é considerada a melhor equipe da Lusa de todos os tempos: Muca, Nena e Noronha; Djalma Santos, Brandãozinho e Ceci; Julinho, Renato, Nininho, Pinga e Simão. Pela Portuguesa conquistou ainda a Fita Azul em 1951 e 1954.

Nena, Brandãozinho e Renato

Integrou a Seleção Paulista que participou da partida inaugural do Estádio do Maracanã em 1950. Os paulistas jogaram com Osvaldo, Homero e Dema; Djalma Santos, Brandãozinho e Alfredo; Renato, Rubens (Luizinho), Augusto, Ponce de Leon (Carbone) e Brandãozinho II (Leopoldo).

Fez parte também da Seleção Paulista Campeã Brasileira de 1952, cuja base era a equipe da Portuguesa. Após sair da Lusa, em 1955, para tratar de negócios familiares, ainda encontrou tempo para jogar como amador, novamente no Estrela da Saúde, disputando o Campeonato Paulista da 2ª Divisão por mais três anos. Renato faleceu no dia 13 de outubro de 2000.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s