Pinga

José Lázaro Robles nasceu no dia 11 de fevereiro de 1924, no bairro da Mooca, em São Paulo. Pinga foi o maior artilheiro da história da Portuguesa e jogou no time entre 1944 e 1953, marcando 202 gols em 270 jogos, uma excelente média de 0,75 gol/partida. Foi o artilheiro do Campeonato Paulista de 1950 com 22 gols.

O irmão de Pinga, Arnaldo Robles, foi um dos grandes responsáveis pela ida do craque à Portuguesa. Arnaldo jogava nos juvenis da Lusa, enquanto José Lázaro jogava pelo Juventus. Arnaldo trabalhava na Mooca, ficava muito longe da Portuguesa, portanto, trocou de posto com o irmão. A primeira vez em que os dois se enfrentaram como profissionais, em 1944, Arnaldo Robles levou a melhor, o Juventus bateu a Portuguesa por 2 a 0. Uma curiosidade: José Lázaro ficou tão aborrecido com a derrota que só apareceu em casa depois que a família toda estava dormindo.

Os irmãos Pinga II e Pinga I

Alguns anos mais tarde, Arnaldo voltou para a Portuguesa e os dois tornaram-se os primeiros irmãos a jogar juntos no clube (os próximos foram Bento e Bentinho, apenas em 1988). Com isso, José Lázaro tornou-se o Pinga I e Arnaldo o Pinga II. Formaram um dos mais memoráveis ataques de todos os tempos: Renato, Pinga II, Nininho, Pinga I e Simão.

Pinga foi até garoto propaganda da Gillette. Na revista “Seleções de Reader’s Digest”, de julho de 1953, havia o seguinte anúncio:

“José Lázaro Nobles (sic) nasceu em S. Paulo, a 11 de Fevereiro de 1924. É o meia-esquerda da A. Portuguêsa de Desportos, de São Paulo. Campeão Brasileiro, Pan-Americano e do Torneio Rio-São Paulo. Temido pelos goleiros, devido às suas infiltrações rápidas e sempre perigosas, porque possui magnífica visão de goal.”

Pinga foi também foi artilheiro do Torneio Rio-São Paulo de 1952, com 11 gols. Atuou 19 vezes pela Seleção Brasileira, marcando 10 gols. Além disso, pela Seleção Paulista foi campeão brasileiro. Pinga também foi ao Mundial de 1954.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s