Filó

Amphiloquio Marques (26 de dezembro de 1905 – 8 de junho de 1974) era filho de Manuel Augusto Marques, presidente da Portuguesa em 1921. Filó começou a jogar pela Lusa após ser convidado a participar de um treino a que estava assistindo e marcar 3 gols. Sua estreia pela Rubro-Verde ocorreu no dia 30 de abril de 1922, quando a Portuguesa perdeu para o Paulistano por 2 a 0. Filó foi detentor do recorde de maior goleador em uma só partida, ao marcar 5 gols no empate luso de 5 a 5 com o Brás, em 1924.

Filó chegou a ser convocado para a Seleção Paulista, marcando 2 gols em uma vitória por 5 a 0 sobre a Seleção do Paraná – os outros foram marcados por Heitor, Feitiço e Neco. Seu último jogo pela Lusa foi exatamente em uma derrota por 4 a 1 para a equipe a qual ele defenderia, o Paulistano, em 28 de dezembro de 1924. No Paulistano, Filó excursionou à Europa e no dia 15 de março de 1925, foi o marcador de um dos gols da vitória de 7 a 2 do clube sobre a Seleção da França.

À época, o “Le Journal” estampou a manchete: “Les brésiliens: Les Rois du Footbal”. Filó chegou a atuar pela Seleção Brasileira, marcando um gol na vitória por 5 a 2 frente o Paraguai em 6 de dezembro de 1925. No Paulistano foi campeão paulista em 1926, 1927 e 1929, ano em que também foi campeão no Corinthians. Filó transferiu-se à Lazio, da Itália, em 1931 e foi campeão italiano em 1934. Ano esse em que foi convocado para a Seleção da Itália, por ser filho de mãe italiana. Na Copa do Mundo, quando Mussolini deu nacionalidade italiana a vários estrangeiros, atuou com o nome de Guarisi, sobrenome materno.

Como bem nos corrigiu o leitor Mario Levi, “nos anos 30, na Itália prevalecia a lei que considerava filhos de italianos como sendo de cidadania italiana. Filó para ganhar suas “liras” (moeda italiana da época), “italianizou” seu nome para Anfilogino Guarisi (nome que consta nos anais da Federação Italiana) mas não é seu nome verdadeiro, o nome de batismo”. Filó foi o primeiro brasileiro a conquistar uma Copa do Mundo, em 1934, pela Itália.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s