Caxambú

Hélio Geraldo Caxambu nasceu no dia 15 de outubro de 1918, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Caxambu iniciou sua carreira de goleiro ainda nas equipes juvenis da Portuguesa, no final da década de 1930. Tornou-se profissional em 1937, quando transferiu-se para o São Paulo, teve uma breve passagem pela Ponte Preta em 1939, mas voltou à equipe paulistana.

Caxambú e Oberdan Catani

Ficou conhecido como o inventor da “ponte”, durante uma partida entre São Paulo e Palmeiras, onde hoje é o Canindé, o próprio Caxambu descreveu o lance: “Quando corria para cobrir o canto direito, o centroavante argentino cabeceou para o lado oposto. Torci o corpo todo e voando fui buscar a bola, sem largá-la. Por muito tempo se falou dessa defesa, já que os goleiros, em jogadas parecidas, recorriam às rebatidas, pois as bolas mais leves tornavam as coisas mais difíceis”.

Caxambu voltou para a Portuguesa em fevereiro de 1944. Em 1950, transferiu-se para o Juventus, seu último clube. Em 1957, trabalhou como técnico do São Paulo. No final da década de 1940, o goleiro fundou o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo, do qual foi o primeiro presidente. Com isso, enfrentou vários problemas com os cartolas dos clubes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s