Batatais

Não se sabe se é lenda ou verdade, mas há quem afirme que a Portuguesa contratou Algisto Lorenzato, o Batatais, oferecendo-lhe um tratamento dentário e um terno. O goleiro estreou na Portuguesa no dia 22 de maio de 1933, em uma vitória por 4 a 2 sobre o Santos, com gols de Luna (2), Alberto e Nabor. O elenco era formado por:

Batatais, Neves e Machado; Fiorotti, Brandão e Gasperini; Saci, Nico, Nabor, Alberto e Luna.

No dia 5 de junho de 1933, estreou pelo Torneio Rio-São Paulo, que era realizado concomitantemente com o Campeonato Paulista. A Lusa venceu o América-RJ, no Rio de Janeiro, por 5 a 3. O goleiro americano, naquele jogo, era Aymoré Moreira, que anos mais tarde faria muito sucesso como técnico da Portuguesa.

Sua despedida do gol da Portuguesa foi na derrota por 1 a 0 frente ao Corinthians, no dia 26 de novembro de 1934. O time era formado por:

Batatais, Neves e Machado; Marteletti, Brandão e Gasperini; Teixeirinha, Frederico, Paschoalino, Alberto e Luna.

Batatais disputou a Copa do Mundo de 1938 pela Seleção Brasileira.

Após sair da Lusa, jogou no Palestra Itália e no Fluminense. Recebeu o Prêmio Belfort Duarte, no ano de 1948, que era dado aos atletas que completassem no mínimo 200 partidas oficiais de futebol durante 10 anos sem sofrer uma única punição. Orlando “Gato Preto” também recebeu esse prêmio.

Batatais ficou conhecido como “o Arqueiro das Mil Mãos”, “a Muralha da China” e “a Cortina de Ferro” , porém, seu final de carreira foi melancólico. Em 1947, quando esteve hospitalizado, o Fluminense deixou de pagar o seu salário e o goleiro foi obrigado a recorrer à Justiça do Trabalho, para receber os seus vencimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s