A polêmica de 1973

Entre a torcida da Portuguesa é quase unânime que a Rubro-Verde sempre luta contra tudo e contra todos nos campeonatos que disputa. A história mostra que a Lusa tem um repertório longo de erros de arbitragens e decisões de bastidores contra sua sorte. Em 1973 não poderia ser diferente. Um dos campeonatos mais marcantes e inesquecíveis da história teve como campeões dois times, a Portuguesa de Enéas e o Santos de Pelé.

Após a clássica “Noite do Galo Bravo” em 1972, quando o maior presidente da história da Portuguesa, Oswaldo Teixeira Duarte, demitiu 5 jogadores “de peso” e reformulou o elenco para a temporada seguinte (entre os demitidos estavam Marinho Perez, Piau, Hector Silva, Lorico e Ratinho), a Lusa entrou no campeonato que foi disputado por 12 clubes e dividido em 2 turnos. O Santos foi campeão do primeiro turno e a Lusa do segundo. Como mandava o regulamento, ambos se enfrentariam para decidir o título.

O título foi decidido no dia 26 de agosto de 1973 no estádio do Morumbi. As duas torcidas dividiram as arquibancadas do estádio Cícero Pompeu de Toledo e bateram um recorde de púlico na época, com 116.156 pagantes. Durante o tempo regulamentar o placar não foi alterado. Porém, o árbitro Armando Marques anulou um gol legítimo de Cabinho na segunda etapa, que daria o título à Lusa.

Não bastasse essa polêmica, Armando Marques “errou” na contagem de penaltis e acabou decretando o Santos como campeão sendo que ainda haviam cobranças a serem feitas. O inteligente técnico luso Otto Glória levou os jogadores direto para o ônibus e tirou toda a delegação do Morumbi. Quando o árbitro quis que as cobranças fossem feitas novamente, não encontrou mais os jogadores da Rubro-Verde nos vestiários. Não restou um outra opção a não ser dividir o título.

O esquadrão verde-encarnado era composto por Zecão, Cardoso, Pescuma, Calegari, Isidoro, Badeco, Basílio, Antônio Carlos, Enéas, Cabinho e Wilsinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s