O homem que sempre mereceu mais

Como uma das mais perfeitas metáforas da vida, o futebol não cansa de nos ensinar que é preciso manter um pé atrás com tudo e todos. Recomenda-se, mesmo que não haja, criar uma pulga atrás da orelha antes de colocar a mão no fogo por um cartola, um treinador ou um jogador. Já fui vítima deste mal. Por uma glória conquistada, já idolatrei alguém que, tempos depois, mostrou-se uma decepção. Não a toa a dificuldade para a formação de ídolos no futebol atual tem crescido. No nefasto futebol-negócio, as aparências enganam, as paixões iludem e a honestidade é momentânea.

Hoje tomo muito cuidado antes de realmente admirar e elogiar alguém para além do trabalho que exerce em um determinado momento, em um determinado lugar, de um determinado jeito. Porém, mesmo que bem raramente, deparo-me com alguns exemplos que saltam aos olhos. Em determinados clubes esses exemplos são mais raros e, por isso, mais evidentes. Na Portuguesa, local onde a desonestidade, a incapacidade e a incompetência fazem morada, a qualidade grita por atenção. Pensei que ele fosse unanimidade, mas levando em conta que quase nenhuma unanimidade é – de fato – sadia, o técnico Guto Ferreira foi uma dessas gratas surpresas.

O treinador foi o pão caído com a manteiga virada para cima no último ano da catastrófica, vexatória e fúnebre gestão de Manuel da Lupa. Após excelentes trabalhos em Mogi Mirim e Ponte Preta, demorou mais do que deveria ter demorado para desembarcar no Canindé – a incompetência atrasa até a própria sorte. Pegou um elenco fraco, “formado” em uma pífia Série A2 de Campeonato Paulista. Um grupo levado ao limbo por Péricles Chamusca e que se tornou acessório de laboratório para um coronel brincar de Professor Pardal. O coração já havia parado de bater e deram a Guto Ferreira um desfibrilador.

gutoferreira-ae-marcosbezerra-5219903211

Éramos o clube que não marcava gols e que os sofria nos últimos minutos. Colocavam a Rubro-Verde como candidata favorita ao rebaixamento antes mesmo do Náutico. Guto Ferreira trouxe um psicólogo, levantou a moral do elenco, uniu os jogadores, deu um padrão tático ao time, arrumou a defesa e trouxe algumas peças importantes. Resultado? Trocou pneu com carro andando e tirou leite de pedra. A Portuguesa passou de saco de pancadas a clube respeitado pelos adversários. Ganhamos clássicos, goleamos rivais, arrancamos pontinhos fora e, na base de muito suor e determinação, safamo-nos da Série B. Aquela que representaria o fechamento das portas do clube. Ou melhor, ainda representa.

Guto Ferreira já merecia mais. Sempre respeitou e tratou com imensa consideração nossa tão sofrida e guerreira torcida. Nunca foi a uma entrevista coletiva com asneiras prontas a fim de apenas ludibriar o torcedor. Sempre se mostrou autêntico, sincero e verdadeiro.  Não merecia enfrentar meses a fio de salários atrasados, de bichos não acertados e de promessas a perder de vista. Merecia, no mínimo, respeito da diretoria antiga. Mas, o que esperar de quem nem se dá o próprio respeito? A punhalada que eternamente levará o nome de Héverton deve ter doído em Guto tanto quanto doeu em toda torcida. Há alguns poucos – e são realmente poucos – que suspeitam de um envolvimento do treinador. Sinceramente, prefiro os enxergar como loucos.

O próprio Ministério Público de São Paulo, por meio do promotor Roberto Senise Lisboa, já confirmou enfaticamente que o treinador não sabia de nada envolvendo o maldito julgamento de Héverton. E vou com eles. Guto Ferreira nunca nos deu motivos para desconfiança, para rancor ou para xingamentos. Já merecia muito mais do que a Portuguesa em 2013 e ter ficado para este ano, enfrentando todas as dificuldades que sabia que enfrentaria, foi um ato de hombridade. Impossível que nenhum clube tenha se interessado em contar com o treinador, sendo que qualquer clube é administrativamente melhor do que o nosso. Ele ficou, deu a cara a tapa, colocou seu sucesso no clube em xeque e terminou como era de se prever.

t_98617_guto-ferreira-compreende-atitude-da-diretoria-em-vender-mando-de-campo-para-sanar-problemas-financeiros

Mesmo sob nova administração, a Portuguesa segue sendo pouco para o treinador. Não a Lusa grande, gloriosa e tradicional. Porém, essa Rubro-Verde de velhos sotaques, de malditos sobrenomes e de ridículos vícios. Guto Ferreira sai da Lusa merecendo uma despedida melhor. Em Osasco, na derrota por 4 a 2 para o time-empresa, debaixo de um sol escaldante eu e mais alguns poucos sofredores lusitanos vimos nosso treinador rendido, de mãos atadas, com uma postura de quem não tem mais forças para fazer o impossível. Ganhar um punhado de moleques sem qualidade técnica, sem tempo para treinar, sem certeza de salário em dia e com a convicção de que o rebaixamento é certo não era o que merecia Guto Ferreira. Ainda mais depois dos milagres que fez em 2013.

Na Portuguesa, Guto Ferreira será lembrado como o homem que merecia mais. Não foi o melhor treinador de nossa história, talvez sequer figure entre os ilustres de nossa trajetória, porém, a Lusa tinha nele sua única esperança. O único qualificado a estar na posição em que estava. Posso me decepcionar a qualquer momento, mas creio que ele fez por merecer nossa gratidão. Sempre se mostrou honesto, íntegro e sincero. Sempre tratou a torcida com o respeito que falta ao futebol atual. Sempre honrou a instituição e nos livrou – por mais que tenham traído a nós todos – da morte travestida em rebaixamento no ano passado.

Obrigado, Guto Ferreira! A atual Portuguesa, dirigida por incompetentes que a conduzem ao fim, não merece um treinador a sua altura! Não merece sequer a torcida que tem! Sucesso, milagreiro! Por favor, não nos decepcione, porque para nós você é o homem que sempre mereceu mais!

E você, torcedor lusitano? O que acha disso tudo? Participe! Dê sua opinião! Comente abaixo!

Por Luiz Nascimento

Anúncios

Sobre Luiz Nascimento

Jornalista da Rádio CBN, formado no Mackenzie e, acima de tudo, um fanático torcedor da Portuguesa. O sangue rubro-verde, vindo da família lusa, fala mais alto neste blog que procurará sempre trazer informações, análises e conteúdos exclusivos para a torcida lusitana!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

10 respostas para O homem que sempre mereceu mais

  1. otavio disse:

    Sensacional,penso o mesmo e me envergonho do clube que amo…lá, realmente ,não é lugar ,ainda,pra gente digna e competente…..que vergonha e obrigado Guto Ferreira…..

  2. Irineu Junior disse:

    Sem contar que nos roubaram em torno de 9 pontos, com vários “equívocos” de arbitragens sempre tendenciosas contra nós, senão ficaríamos em melhor posição que 12º lugar…

  3. joão lopes disse:

    Faço minhas as suas palavras.

  4. Sylvio Jr. disse:

    Parabéns Luiz, faço minhas suas palavras. Desejo toda sorte do mundo ao Guto Ferreira.

  5. Sergio Lidio disse:

    com certeza luiz…esse merecia um clube mais estruturado…

  6. Carlos Alberto Romão disse:

    Perfeito! Tenho a mesma opinião e gratidão ao milagreiro Guto Ferreira. A Portuguesa de hoje não merece um treinador como ele,infelizmente,mas é a nossa dura realidade.
    Boa sorte Guto Ferreira!

  7. Julio Poio disse:

    Se ele tivesse entrado antes no lugar do malagueta não estaríamos nessa situação .

  8. Ricardo Marinho disse:

    Após lê essas palavras fiquei emocionado, ser torcedor lusitano é algo diferente de tudo, é paixão é a verdadeira vontade grita no momento gol, mais por outro lado vem a tristeza, a decepção a indignação por saber que as pessoas que estão dirigindo esta instituição não respeitam, me nego dizer o nome do ultimo mandatário que lá estava, pois foi a pior pessoa que por lá passou, deixando uma herança maldita, que com certeza nenhum torcedor lusitano sentira sua falta, aconteça o que for nunca irei te abandonar minha única e ilustre Portuguesa.

  9. valmir g.c. disse:

    Valmir g.c. Sou são paulino e já fui algumas vezes assistir os jogos da Portuguesa junto com o seu Pai por que se não fosse São Paulino torceria para a Lusa mas acho tudo isso uma vergonha o que fizeram com a nossa grande Lusa , sera que algum dia haverá justiça!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s